A Inclusão Produtiva é essencialmente a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica no mercado de trabalho, de forma que possam gerar sua própria renda e consigam levar uma vida digna e estável. Sendo assim, a Inclusão Produtiva Rural segue essa mesma linha, fortalecendo a agricultura familiar para que as famílias rurais em situação de pobreza, consigam desenvolver e comercializar suas produções.
Qual a importância da Inclusão Produtiva Rural para as comunidades rurais?
Por aqui nós falamos constantemente sobre a importância da agricultura familiar para o mercado de alimentos ao redor do mundo, sendo um fato mais do que conhecido que 70% dos alimentos que abastecem a mesa do brasileiro são da agricultura familiar. Contudo, além de uma importante aliada na garantia da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), a agricultura familiar também representa uma saída da pobreza para muitas famílias brasileiras.
Apesar de enfrentarem uma série de empecilhos como a dificuldade no acesso à terra, as burocracias de acesso a créditos e a hegemonia do agronegócio, a agricultura familiar ainda se mostra como uma possibilidade de alcance de estabilidade financeira. Medidas governamentais tais como o Plano Safra da Agricultura Familiar 2024-2025, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), que destinará R$ 76 bilhões de reais ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), são essenciais no que diz respeito ao fortalecimento das famílias rurais produtoras brasileiras.
Ao destinar recursos para essas famílias, moradoras de zonas rurais e/ou periurbanas e consideradas em situação de pobreza de acordo com índices propostos pelo Governo Federal, o objetivo é promover empreendimentos que gerem trabalho e renda para as comunidades, melhorando a qualidade de vida dessas.
Além disso, outros programas como o Fomento Rural, também ligado ao MDS, ao repassar recursos financeiros para famílias agricultoras e promover o acompanhamento técnico de modo que essas tenham um auxílio na hora de aplicar esses recursos em suas atividades, permite a inclusão de muito mais beneficiários, incluindo aqueles com maior dificuldade de acessar políticas de assistência técnica.
Outros programas como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), o PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e o PNAE Indigena, também são fundamentais no processo de Inclusão Produtiva Rural. Ao mesmo tempo em que promovem a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da população, garantindo alimentos de qualidade para uma grande parcela de brasileiros, os investimentos proporcionados por estes programas contribuem para a geração de emprego e de renda, tirando muitas famílias de uma situação de exclusão social e permitindo que essas tenham autonomia e dignidade.