A Inovação Rural é uma ferramenta importante quando o assunto é aumentar a produtividade no campo. Considerando o uso de tecnologias diversas, a inovação rural pode auxiliar os produtores a desenvolverem as suas produções, com soluções inovadoras que otimizem ainda mais o trabalho dos agricultores.
Podemos considerar que a inovação rural engloba desde a implementação de maquinários até cursos que visem aprimorar as habilidades dos produtores, sua capacidade de gestão até a implementação de softwares variados voltados para a produção rural. É por meio de pesquisas que fortalecem a modernização do campo que a rotina dos produtores rurais se torna mais eficiente e sua qualidade de vida melhorada.
Além disso, o aumento da inovação rural ao longo dos últimos anos também impactou diretamente na viabilização da inclusão financeira dos pequenos produtores rurais nos últimos anos, o que impacta diretamente na autonomia dos produtores e, principalmente, na garantia da permanência desses no campo.
O que diz a legislação sobre a inovação rural?
A Lei 14.828/24, que altera a Lei da Agricultura Familiar, por exemplo, amplia consideravelmente o alcance da Política Nacional da Agricultura Familiar e Empreendimentos Familiares Rurais, incluindo tópicos que devem ser pensados tanto na elaboração de novas políticas para este setor, quanto na manutenção de políticas já existentes, como a modernização e o desenvolvimento sustentável; e a inovação e o desenvolvimento tecnológico. Dessa forma, os agricultores familiares poderão ter acesso a sistemas que permitem o monitoramento do clima, tecnologias de conservação de recursos hídricos, fontes de energia renováveis etc.
Para além de promover inovações tecnológicas, cursos de extensão e capacitações, a inovação rural também pode se configurar como uma forma de promover a sustentabilidade, sendo uma aliada na promoção de técnicas que otimizem a utilização dos recursos naturais, como o solo e a água. Mas a nossa conversa sobre inovação rural ainda não terminou. Em nosso próximo post vamos entender como a esta é fundamental para a agricultura familiar.