Na semana passada falamos por aqui sobre o que é a inovação rural e hoje vamos conversar um pouco mais sobre quais os benefícios a inovação rural pode trazer para a agricultura familiar.
A Inovação Rural na Agricultura Familiar: Quais são os benefícios?
Sabemos que a inovação rural promove o aprimoramento das habilidades dos produtores rurais por meio de inovações. Essas inovações podem ser tecnológicas, como maquinários e softwares, englobando até a promoção de cursos de capacitação para que os agricultores evoluam suas capacidades de gestão e suas produções.
A principal contribuição que a inovação rural traz para as famílias agricultoras é a possibilidade de estas consigam ampliar seus conhecimentos. É por meio de cursos de capacitação e qualificações que os produtores se tornam mais capazes de compreender suas propriedades, suas produções e aprendem novas formas de melhorar os processos e torná-los mais sustentáveis. As capacitações surgem como uma maneira de auxiliar as famílias produtoras de que estas desenvolvam ainda mais suas habilidades em prol de suas propriedades.
Ademais, quando o assunto é a integração das Tecnologias da Informação (TICs) no campo, estas assumem um papel que para além de otimizarem aspectos relativos às produções, também é uma ferramenta importante na tarefa de garantir a permanência dos jovens no campo. A garantia da sucessão familiar no campo é um assunto que atravessa a inovação rural, de maneira que desperta nos jovens o desejo de desenvolverem suas habilidades e amadurecerem seus processos.
Além disso, para além dos conhecidos maquinários, os quais também são fundamentais na otimização de produções, a inovação rural também pode ajudar com a promoção de uma transição agroecológica, de forma que possa contribuir para a preservação de biomas e para garantir a sustentabilidade de agroecossistemas.
A inovação rural passa pela capacitação de produtores, pelo aprimoramento das infraestruturas, pela promoção da sustentabilidade e também pela valorização das famílias produtoras.