Um estudo publicado essa semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstrou os impactos positivos que o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) têm causado, gerando um crescimento na renda de agricultores familiares fornecedores.
O que o Ipea diz sobre o crescimento na renda de agricultores fornecedores de programas governamentais
A pesquisa aponta que ser um fornecedor do PAA aumenta a renda dos agricultores entre 19% e 39%. Enquanto isso, para aqueles que são fornecedores do PNAE, o impacto positivo em suas rendas varia entre 23% e 106%. Esses dados evidenciam que as compras públicas de alimentos da agricultura familiar, além de serem uma estratégia que melhora os índices nutricionais da população, também é fundamental na promoção de modelos de produção sustentáveis, gerando renda e desenvolvimento rural.
Enquanto no PAA os governos dos estados compram os alimentos da agricultura familiar por meio de chamadas públicas, sem que haja a necessidade de licitações, o PNAE consiste em um repasse de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para que estudantes da educação básica sejam atendidos com alimentos de qualidade.
Quais as principais características dos fornecedores do PAA e do PNAE?
Além disso, o estudo conduzido pelo Ipea também ressalta fatores como o sexo e a escolaridade influenciam diretamente na participação tanto no PAA quanto no PNAE. Pode ser observado pelos resultados que homens de mais idade e casados têm mais chances de participar de compras públicas, da mesma forma que unidades agropecuárias familiares que contam com mais membros da família em sua organização.
Ainda analisando algumas características dos fornecedores, os resultados também mostram que os agricultores da região Norte têm maior chance de participação no PAA do que em outras regiões. Já considerando o PNAE, os agricultores das regiões Sul e Sudeste apresentam mais chances de participação.
Você quer saber mais sobre a pesquisa conduzida pelo Ipea? Acesse o link e veja todos os resultados na íntegra.