Nupref anuncia parceria com o Cegafi

No último 8 de janeiro, o Poder Judiciário do Tocantins anunciou uma parceria com o Cegafi. Com foco na área da governança fundiária, o Nupref (Núcleo de Prevenção e Regularização Fundiária) vai se unir ao Cegafi com o objetivo de aprimorar a governança fundiária e a gestão territorial em áreas da Amazônia Legal que estão sob a responsabilidade do Incra. 

Quais são os eixos que orientam a parceria entre Cegafi e Nupref?

Além de ser voltada para o aprimoramento da governança fundiária e da gestão territorial, a nova parceria entre o Cegafi e o Nupref também visa fortalecer o Projeto Governança Fundiária na Amazônia Legal (GovFun+Amazônia), por meio de ações estratégicas. 

O Protocolo de Intenções estabelecido tem, inicialmente, uma vigência de 2 anos. Assinado pela presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins, pela desembargadora Etelvina Maria Sampaio Felipe e pela corregedora-geral da Justiça do Tocantins, a proposta está esquematizada em torno de três eixos principais: 

  • A triagem e a análise de documentos titulatórios; 
  • A elaboração de relatórios técnicos estaduais que contenham a caracterização das áreas remanescentes; 
  • O desenvolvimento de uma metodologia para a verificação registral de imóveis de forma amostral, com atenção especial à Lei nº 6015/1973, a qual dispõe acerca dos registros públicos, e dando os devidos destaques do patrimônio público ao federal. 

Entre as atribuições de cada uma das partes envolvidas, será de responsabilidade do Nupref apoiar o acesso da Universidade de Brasília (UnB) a todas as informações cartorárias, bem como de intermediar agendas com cartórios de imóveis. Já o Cegafi será responsável pela coleta e sistematização de dados, pela elaboração de diagnósticos estaduais e pela promoção de debates técnicos. 

Qual a importância dessa parceria?

O Protocolo de Intenções firmado entre o Judiciário do Tocantins e o Cegafi, é um passo além no fortalecimento da governança fundiária no Estado. Promovendo a regularização fundiária da Amazônia Legal por meio de análise técnica, diagnósticos e de forma transparente. 


Ademais, essa nova parceria representa, para a UnB, um avanço significativo das possibilidades de atuação, seja por meio do ensino, da extensão ou da pesquisa, no tema da governança fundiária responsável. A união entre a Cegafi/UnB e o Judiciário do Estado do Tocantins permitirá a qualificação e o aprofundamento das atividades desenvolvidas. 

Para conhecer mais sobre o GovFun+AM acesse esse link.


Últimos posts

hortaliças diversas

Ipea aponta crescimento nas rendas de agricultores familiares

cegafi.anajan 8, 20252 minutos de leitura

Um estudo publicado essa semana pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) demonstrou os impactos positivos que o Programa de…

trator no campo

Inovação Rural na Agricultura Familiar

cegafi.anadez 17, 20242 minutos de leitura

Na semana passada falamos por aqui sobre o que é a inovação rural e hoje vamos conversar um pouco mais…

equipe cegafi celebra os 10 anos do centro

É aniversário do Cegafi!

cegafi.anadez 4, 20244 minutos de leitura

Esta semana está sendo muito especial para o nosso centro, estamos comemorando 10 anos! Nossas celebrações para esta data tão…

trator plantação

Você sabe o que é a Inovação Rural?

cegafi.anadez 2, 20242 minutos de leitura

A Inovação Rural é uma ferramenta importante quando o assunto é aumentar a produtividade no campo. Considerando o uso de…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *