projeto monitora orgânicos
O Projeto Monitora Orgânicos visa fortalecer a iniciativa piloto do sistema de informações da produção orgânica do MAPA e realizar uma avaliação de impacto das ações de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Focado nos lotes 7/8 no estado do Rio Grande do Norte, o projeto busca aprimorar a capacidade de monitoramento da produção orgânica e apoiar a tomada de decisões em políticas públicas.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Desenvolver e implementar aplicativos: Criar um aplicativo e uma plataforma para a (auto)declaração da oferta e da produção orgânica pelas unidades produtivas.
- Monitoramento piloto: Realizar o monitoramento de até 340 unidades de produção orgânica nos lotes 7 e 8, com suporte completo da entidade de ATER selecionada.
- Integração com sistemas de informação: Prover uma plataforma de dados intercambiáveis com os sistemas de informação do MAPA via API, facilitando o consumo e análise dos dados.
- Relatórios e rastreabilidade: Elaborar até 3 relatórios sistemáticos sobre a oferta de produção orgânica, focando em monitoramento e rastreabilidade para apoiar os tomadores de decisão.
- Avaliação de impacto: Conduzir um estudo de avaliação de impacto nas unidades de produção atendidas pela Chamada Pública de Ater 05/2021, utilizando um plano amostral e metodologia adequada.
- Conhecimento e difusão científica: Produzir e compartilhar conhecimento para promover a comunicação e a difusão científica.
Meta 1 – Fortalecimento de capacidades Apoiar e fortalecer as capacidades e o suporte em tecnologias da informação e comunicação (TICs) na produção orgânica.
Meta 2 – Apoio a políticas públicas Oferecer suporte para a tomada de decisões em políticas públicas relacionadas à produção orgânica.
Meta 3 – Comunicação e execução Garantir a comunicação eficiente e a execução bem-sucedida do projeto.
Meta 4 – Pesquisa e aprendizagem: Promover pesquisa e aprendizagem colaborativa para gerar conhecimento compartilhado.